Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação - SETIC
PROSSEGUIR

Caros usuários do serviço de mensagens eletrônicas da UDESC,

Estamos mudando o servidor de mensagens da UDESC. Esta mudança traz diversas novidades ao serviço:
  • novo formato de armazenamento de mensagens: ao contrário do antigo formato em que todas as mensagens eram guardadas em um único arquivo, este formato separa cada mensagem em um arquivo com o objetivo de tornar a leitura de mensagens mais rápida. Infelizmente, este formato de armazenamento não suporta nome de pastas com espaço, por isto, na migração das pastas do UEBIMIAU tivemos que renomear todas as pastas que tinham espaço.
  • novo anti-spam: instalamos um anti-spam estatístico que é treinado por todos nós e que com o passar do tempo e treinamento tende a reduzir consideravelmente a quantidade de spams recebidos (mensagens não solicitadas). De agora em diante todos podemos contribuir para esta redução com algumas ações:
    • No início do aprendizado pode acontecer do anti-spam mover mensagens inocentes para a pasta Spam, se isto acontecer basta encaminhar a mesma para: notspam@udesc.br e movê-la para sua caixa de entrada (INBOX)
    • sempre que você receber um spam na sua caixa de entrada, quer dizer que o anti-spam não o identificou, para ajudar no treinamento basta encaminhar a mensagem para: spam@udesc.br
    • todas as mensagens classificadas como do tipo spam serão movidas automaticamente para dentro da pasta Spam do seu webmail. As mensagens contidas nesta pasta serão apagadas automaticamente a cada 30 dias.
  • novo protocolo de transferência de mensagens: incorporamos ao novo servidor o serviço de IMAP, isto possibilita a leitura de mensagens sem que seja necessário baixá-las para o computador (POP), o objetivo é permitir a mobilidade do usuário sem a duplicação de mensagens.
  • novo webmail: o atual webmail não comporta a utilização do novo formato de armazenamento e optamos por uma versão mais simplificada e mais eficiente de webmail, pois começaremos a migrar para uma solução de groupware assim que terminarmos esta parte da mudança de servidor. É um webmail temporário! 
  • solução de groupware: seguindo a orientação que vem sendo assumida por diversos órgãos de TI do governo federal e estaduais (SERPRO, CELEPAR, ITAIPU, ...) e vislumbrando diversas possibilidades de integração entre serviços fornecidos pela SETIC, estaremos adotanto tão logo seja possível um sistema integrado e colaborativo de mensagem, boletim de notícias, catálogo geral, agenda e diversas outras funcionalidades.

Nosso objetivo é prover aos usuários de serviços de TI da UDESC a melhor eficiência no desempenho de suas tarefas.
PROSSEGUIR